segunda-feira, 24 de março de 2008

WORLD PRESS PHOTO - B. ALMEIDA


CULTURA & ARTE

AUTORA BÁRBARA ALMEIDA


a melhor foto de 2007,
eleita pela World Press Photo de Tim Hetherington, Reino Unido

tim hetherington

soldado americado descansando, Korengal Valley,
no Afeganistão, 16 de setembro


Oi, gente! Também trago a minha deixa como boa amante que sou daquele tipo de Fotojornalismo que provoca o discernimento e se faz ferramenta no que concerne à construção de opiniões. O que garante é que aquela idéia de estar no lugar certo e na hora certa contribui, mas o contexto e a propensão de quem faz a foto são as coisas que fazem toda a diferença. Pois bem, vocês já conhecem a World Press Photo? Se não, terei o prazer de apresentar um pouco dessa entidade para vocês.

A World Press Photo é um órgão independente e sem fins lucrativos que realiza anualmente uma premiação, na verdade a mais prestigiada de todas elas, das fotografias espalhadas por todo mundo. Com sede em Amsterdã, a entidade foi fundada em 1955, e como podemos ver, acompanhou de perto as mais variadas manifestações humanas e naturais de destaque nessas últimas décadas. Passou por guerras, por lutas políticas, por fenômenos físicos, entrou nas artes expressionistas etc. Enfim, é a proprietária do maior e mais qualificado acervo de imagens do mundo.

Das fotos concursadas e selecionadas publica-se anualmente um livro de exibição, traduzido para seis línguas, além da exposição itinerária que passa por 45 países e é visitada por mais de dois milhões de pessoas. A World Press Photo é uma importante incentivadora e estimuladora do nosso Fotojornalismo. Não só pelo grande evento, bem como pelas conferências, as oficinas e os projetos espalhados pelo globo.

Confiram as fotos vencedoras de 2007 e as dos demais anos através do próprio site da entidade* e tirem a prova da qualidade das imagens! E de antemão, como estudante de Jornalismo, alimento por nós, para o nosso futuro, o desejo um tanto ambicioso de chegarmos até lá. Ou mais ambicioso ainda, de fazê-lo aqui, entre nós.

*O site é todo em inglês, porém, o tradutor do próprio Google é de grande eficácia.

--

FONTES> Wikipedia & WorldPressPhoto

CHINA: GEOGRAFIA - G. MACEDO


ASSUNTOS VARIADOS

AUTOR GABRIEL MACEDO


Vocês conhecem a China? Vamos lá, então, confirmar nossas "sabedorias". O seguinte texto é proveniente do especial da UOL sobre as Olimpíadas deste ano, que terão início no mês de agosto, na capital chinesa, Pequim.


--
UM QUINTO DA HUMANIDADE POR LÁ

O país é maior que o Brasil (9,5 contra 8,5 milhões de quilômetros quadrados), mas enormemente mais populoso (1,3 bilhão de chineses contra os 190 milhões de brasileiros). A China ostenta 166 cidades com uma população de mais de um milhão de pessoas, contra apenas 14 no Brasil. O número seria ainda maior se o país não tivesse adotado a partir da década de 70 a política de um filho por casal (o país teria 300 milhões a mais se continuasse no antigo ritmo de fertilidade).

Faz fronteira com 14 países contra dez vizinhos da nação sul-americana. Por sua dimensão, reúne desde paisagens desérticas de Xinjiang até as montanhas mais altas do Tibete, da selva subtropical da fronteira com o Vietnã e Laos até as estepes frias da Mongólia Interior. A concentração humana, porém, está na planície costeira e nos 7% de terras aráveis do território.

O nome oficial é “Zhonghua Renmin Gongheguo”, o que traduzindo significa República Popular da China. Isso para se diferenciar da ilha de Taiwan, que se auto-intitula República da China, mas considerada “província rebelde” desde a Revolução Comunista em 1949.

--
CICLOS DE MIGRAÇÃO

A diáspora começou para os vizinhos Indonésia, Malásia, Tailândia e Cingapura (onde são a maioria da população). No século 19, desastres climáticos, guerras e fome impulsionaram levas para os EUA, Canadá, Peru e Austrália para trabalhos em minas e ferrovias. No século 20, países da Europa e o Brasil (comunidade de 150 mil) viraram destino.

--
MANDARIM PARA TODOS

O governo gastou US$ 9 milhões para ensinar chinês para as minorias

--
MULHERADA NO COMANDO

No sul, a etnia naxi (278 mil pessoas) possui estrutura matriarcal, com elas controlando os negócios e a linhagem.

--
PRIVACIDADE QUASE ZERO

Com tanta gente, há uma lógica própria nos esbarrões de rua, empurrões em elevadores públicos, metrôs e filas.

--
ÚNICOS FILHOS ÚNICOS

Só as famílias do campo e de minorias étnicas podem ter mais de um filho, o limite para casais que vivem nas cidades.

--
PARA QUEM ACHA QUE CHINÊS É TUDO IGUAL

O país tem 56 etnias, sendo que 92% da população são han. Só na província de Yunnan (fronteira com Mianmar) há 20 culturas diferentes. Há 21 etnias com língua própria e 40 tipos de escrita no país. Só duas minorias étnicas, hui e man, usam a língua chinesa. Entre as etnias estão os iugures, cazaques, mongóis, tibetanos e coreanos


--

E então? Ajudou em alguma coisa? Em breve, pretendo postar aqui mais aspectos sobre esse riquíssimo país. Há muito o que escrever ainda!