CIÊNCIA & SAÚDE
AUTOR
Quem tá sabendo levanta o braço!
Cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, identificaram uma cratera em Marte com aparentes traços do que pode ter sido um "plácido lago habitável".
A cratera, nomeada de Holden, aparece rodeada em seu interior por anéis formados por camadas de sedimentos que traçam as margens do que aparentemente foi um lago, segundo os pesquisadores do departamento de Ciências Planetárias da universidade supracitada.
Acredita-se na possibilidade do lago por conta das rochas da base da cratera, as do tipo breccia. Essas rochas indicam presença de água, pois, segundo li no site da UOL, são "aglomerações de fragmentos menores cimentadas por minerais dissolvidos".
De acordo com o pesquisador e professor Alfred McEwen, o fato de ter sido comprovado que, naquela cratera, existem minerais que se formam na presença de água e marcam ambientes potencialmente habitáveis, muito contribui para um possível grande avanço na compreensão sobre a vida em Marte. Sempre foi uma tremenda polêmica: afinal de contas, há ou não vida no "Planeta Vermelho"?
E então? O que vocês acham?