sexta-feira, 7 de março de 2008

VIDA EM MARTE? - G. MACEDO


CIÊNCIA & SAÚDE

AUTOR GABRIEL MACEDO


Quem tá sabendo levanta o braço!


holden 1
uol


Cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, identificaram uma cratera em Marte com aparentes traços do que pode ter sido um "plácido lago habitável".

A cratera, nomeada de Holden, aparece rodeada em seu interior por anéis formados por camadas de sedimentos que traçam as margens do que aparentemente foi um lago, segundo os pesquisadores do departamento de Ciências Planetárias da universidade supracitada.

Acredita-se na possibilidade do lago por conta das rochas da base da cratera, as do tipo breccia. Essas rochas indicam presença de água, pois, segundo li no site da UOL, são "aglomerações de fragmentos menores cimentadas por minerais dissolvidos".

De acordo com o pesquisador e professor Alfred McEwen, o fato de ter sido comprovado que, naquela cratera, existem minerais que se formam na presença de água e marcam ambientes potencialmente habitáveis, muito contribui para um possível grande avanço na compreensão sobre a vida em Marte. Sempre foi uma tremenda polêmica: afinal de contas, há ou não vida no "Planeta Vermelho"?


holden 2
uol


E então? O que vocês acham?

MA VIE EN ROSE - G. MACEDO


CULTURA & ARTE

AUTOR GABRIEL MACEDO


ma vie en rose
huckleberry


Ma vie en rose é um filme europeu (uma produção cooperativa entre a

Bélgica, França, e o Reino Unido) dirigido pelo belga Alain Berliner e lançado em 1997. O título não existe oficialmente em português, mas a sua tradução literal é "Minha vida em cor-de-rosa". Intencionalmente ou não, o título também remete à canção La vie en rose, muito associada à cantora francesa Edith Piaf (1915-1963), contemporânea comparsa e subversa da cantora alemã Marlene Dietrich.

O
uso de cores faz parte integral nesta produção, e as cores foram utilizadas de forma a auxiliar efetivamente a comunicação do autor com a sua audiência. Trata-se da história de um menino, chamado Ludovic, que sabe que deveria ter nascido menina. O filme mostra o que o personagem principal e seus familiares enfrentam em relação a sua identidade de gênero.

--

FONTE> Wikipedia
--

E então? Quem aqui assistiu ao filme? Façam seus comentários, discutam a respeito, opinem, dissertem, levantem suas vozes!

HOMO - G. MACEDO


AUTOR GABRIEL MACEDO


homo
crazywhiskers


Sintam-se livres, agora, para criar!

PODE ENTRAR, A PORTA ESTÁ ABERTA


AUTOR GABRIEL MACEDO


A mídia mediada, fragmentada, dividida. Nós somos muitos, mas podemos pensar como um. Mas o que vem a ser a mídia? Alguém já teve a curiosidade de procurar num dicionário? Silvera Bueno escreveu que a mídia, um substantivo feminino, é a "propaganda, um conjunto dos meios de comunicação (jornais, revistas, rádio, televisão etc.) para alcançar as massas, com fins de propaganda". Bem, confesso a você que eu, quando criei este blog, não pensei, por um instante, na definição do respeitadíssimo Silvera Bueno. E sem querer desmerecê-lo, devo me posicionar senão contrário, pelo menos duvidoso à sua determinação.

É que eu acho que a mídia é algo muito mais do que a propaganda ou um conjunto dos meios de comunicação. Acho que essa problemática de escrever em poucas palavras é natural dos homens ou mulheres que escrevem dicionários. Além disso, não sei se você concorda comigo, mas também acredito que a mídia é mais do que um substantivo feminino. E se eu fosse escrever um dicionário, um dia, certamente incluiria a palavra proveniente do continente norte-americano, "blog", entre os parênteses que exemplificam o determinante "conjunto de meios de comunicação". Ora, por que não?