sábado, 5 de abril de 2008

DE TEMPO FECHADO? - A. LINHARES


LITERATURA

AUTORA ALANA LINHARES


O vazio é um meio de transporte
Pra quem tem coração cheio
Paulinho Moska

DEMOCRACIA, CAPITALISMO E COMUNISMO - M. BRUNO


POLÍTICA & ECONOMIA

AUTOR MAÍLSON BRUNO


Diferentemente do que ocorre na autocracia, no absolutismo e em outros regimes autoritários, a democracia é caracterizada pela participação popular na política. Tal regime político se divide em dois tipos: a democracia direta e a democracia indireta ou representativa. A democracia direta refere-se ao sistema no qual os cidadãos participam diretamente da política, como ocorria, por exemplo, na Grécia Antiga, em seu período clássico. Já na democracia indireta ou representativa, quem toma as decisões políticas são aqueles que foram eleitos pelo povo, como ocorre, por exemplo, na maioria dos países ocidentais.

A Inglaterra é um país tido como símbolo da liberdade. A Constituição inglesa, não codificada, defende a tripartição de poderes. O Palácio de Westminster é o local onde ficam a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns, instituições políticas que limitam o poder do primeiro-ministro inglês, cargo ocupado atualmente por Gordon Brown, líder do Partido Trabalhista (Labour Party).

Os defensores do comunismo argumentam que democracias não são realmente democráticas, pois quando as classes dominantes têm o controle da máquina, elas manipulam o povo. Os comunistas afirmam que a democracia real somente é possível através do comunismo, porém, essa afirmação não condiz com a realidade, pois aqueles líderes políticos que se diziam defensores da igualdade social não passaram de déspotas que tinham o controle do Estado e, devido a isso, agiam em benefício próprio, citando, como exemplo, o ex-ditador cubano Fidel Castro, cuja fortuna pessoal se estima em pelo menos 110 milhões de dólares, mais inúmeras propriedades e negócios ao redor do mundo de incalculável valor. Os bens do cubano equivalem a 10% do PIB de Cuba, segundo a Forbes. É importante termos a consciência de que a democracia é o regime político que valida a participação do povo na política, e, independentemente do espetro político que apoiamos, aqueles que têm o controle sobre a máquina a usarão para propagandear suas idéias, concordar ou não com elas, fica a critério de cada um.