quinta-feira, 10 de abril de 2008

CONTRA O "LIXO MUSICAL" - T. SOUSA


CULTURA & ARTE

AUTORA THAYANE SOUSA


lixo musical
getty images


Diariamente, nos deparamos com músicas que não possuem uma proposta cultural muito moralista. Essas músicas vêm pela mídia em forma de bombardeio aos nossos ouvidos e tomam não só o espaço geral como também as nossas moradias. “O mundo está acabado, irmãos”. Essa nobre fala de um importante músico brasileiro mostra como pessoas que possuem um conhecimento cultural mais amplo repudiam tal forma de expressão musical imposta pela mídia. Mas o problema está com a música? Não. A causa principal para o problema do consumo em massa desse tipo de música é o fato da mídia expor esse conteúdo a todas as camadas sociais, fazendo com que pessoas de “pouca informação” acabem aderindo aos gostos impostos pelas novelas e programas da TV aberta.

A prova dessa afirmação é que pessoas que têm mais acesso à cultura possuem uma facilidade de identificar fatores musicais que levam a dizer que a música é boa ou ruim. Tais fatores são: complexidade de sua melodia, arranjo e formação do conjunto musical e, por último, mas não menos importante, a letra. Esta última pode variar muito, pois cada pessoa tem sua forma de achar beleza em alguma frase ou citação.

Para concluir um raciocínio sobre a droga musical a que estamos submetidos, dou-lhes apenas um conselho: não se deixe influenciar pela mídia e sua cultura de massa.

SEMINÁRIO - G. MACEDO


AUTOR GABRIEL MACEDO

Como vão as suas pesquisas para o seminário?