quinta-feira, 13 de março de 2008

BIG BROTHER BRASIL - C. MARCELO


CULTURA & ARTE

AUTORA CAMILA MARCELO


big brother brasil
lojaglobomarcas


O Big Brother Brasil, desde a primeira edição, representa, para mim, mais uma forma de submissão de nosso país em relação o exterior pelo fato da idéia ter surgido no Reino Unido, por parte de seu nome ser escrito em inglês e por nada representar de construtivo ou significativo para o cidadão brasileiro.

Com o tempo, determinei-me a captar os aspectos positivos das situações ao meu redor e, posteriormente, a tentar justificar o porquê de ainda haver a permanência de tal programa. Então, percebi que através dele, podemos observar a capacidade do ser humano de violar, em alguns meses, valores éticos e morais ensinados por toda uma vida.

Por mais deprimente que pareça, as máscaras criadas, o desrespeito gerado, a ganância, a cobiça, a vulgaridade, a falsidade e a falta de caráter, mostradas entre diversos estilos, idades e padrões sociais no BBB, são o reflexo da sociedade por nós vivida.

Não são apenas os participantes da casa os corrompidos. Nós, em pequenos ou grandes atos, agimos da mesma forma ou de maneira semelhante, seja para conquistar uma melhor posição no trabalho, uma relação afetiva ou alguns zeros a mais na conta bancária.

Vivemos em um mundo onde utilizamos a frase “errar é humano” como argumento de nossas ações. Esperamos atitudes alheias ou criticamos suas falhas, mas não sugerimos ou realizamos nada para dar o passo inicial para uma mudança (acredito não ser nossa função, mas se sempre esperarmos o próximo, nunca iremos adiante — meio clichê, porém, uma verdade!).

Enfim, mesmo não querendo reconhecer, o Big Brother é uma forma de aprendermos com os erros alheios — não os cometendo, lógico —, estudarmos os comportamentos possíveis para uma mesma situação e conhecermos a realidade de diversas culturas em uma perspectiva diferente. Eu apenas não aconselharia gastar parte do seu dinheiro, conquistado com esforço, em vinte quatro horas de BBB no pay-per-view, pois por apenas R$ 3,00 ou menos estarão disponíveis o ócio, “as panelinhas”, as belas palavras vazias e a incômoda realidade em páginas impressas de veracidade.

ANTES DE PARTIR - T. HEROS


CULTURA & ARTE

AUTORA THAMYRES HEROS


the bucket list
impawards


O filme Antes de partir, do diretor Rob Reiner, está em cartaz com o segundo lugar no TOP 10 dos filmes mais assistidos no Brasil.

O drama conta a história de dois cinqüentões que, ao descobrirem um câncer terminal, resolvem aproveitar a vida e recuperar o tempo perdido. Carter Chamber (Morgan Freeman) é um homem muito inteligente, dedicado à esposa e aos filhos. Carter passou 46 anos de sua vida trabalhando como mecânico para sustentar sua família. Após tanto tempo de vida, descobre um câncer terminal e se submete a um tratamento experimental. Na clínica onde ele está se tratado, conhece Edward Cole (Jack Nicholson) — um rico empresário e dono do hospital em questão —, que também está tratando um câncer em ultimo estágio.

Durante todo o tratamento, esses dois homens de mundos tão distintos passam a conviver e se conhecer melhor. Carter, sempre com o apoio de sua família, e Edward, que não conta com a presença de familiares, mas nos faz dar boas risadas com seu sarcasmo e suas exigências a Thomas, seu fiel assistente.

Após muitos tratamentos e a informação de que têm apenas seis meses de vida, Carter e Edward fogem do hospital e decidem aproveitar a vida, tendo como roteiro apenas seus desejos e uma lista de coisas a fazer "antes de partir".

A temática de Antes de partir já foi abordada por outros diretores em alguns longas, mas nunca de maneira tão dramática e cômica, a ponto de fazer o público se divertir e também refletir sobre as prioridades da vida. Como comentário pessoal, posso afirmar que o filme me fez pensar sobre a forma com que estou conduzindo minha vida e traçando meu futuro. Com certeza o filme é uma lição de vida e indicado para todos os leitores do CONTRAOSENSO.