segunda-feira, 21 de abril de 2008

CHICLETE - E. QUINDERÉ


LITERATURA

AUTORA ELAINE QUINDERÉ


chiclete
livraria loyola


Bubble Gum é o segundo livro da autora parisiense, Lolita Pille, polêmica autora do livro Hell. O livro mescla dois temas clássicos da literatura da autora: a inocência ultrajada e o pacto com o mal.

Em Bubble Gum, dois personagens se encontram e se confrontam: Manon, uma bela garota provinciana, que mora no sul da França e vai tentar sua carreira de modelo em Paris, e Derek, um herdeiro de uma multinacional, que tem como maior prazer manipular as pessoas e suas vidas. Derek é atraído por Manon, que entrega sua alma, seu destino e, naturalmente, seu corpo para ele. Graças a Derek, que, no desenrolar da história, torna-se seu namorado, Manon consegue ficar famosa e brilhar em todas as capas de revistas mais famosas mundialmente. Manon consegue se sobressair na elite parisiense, porém à base de antidepressivos, bebidas alcoólicas e entorpecentes. A desgraça de Manon se dá quando ela percebe que tudo não passou de um jogo do seu amado e, por ele ter "destruído" sua vida e, consequentemente, sua fama, traça um plano para se vingar.

Muitos comparam a personagem Manon com Madame Bovary, mas enquanto a personagem de Flaubert protagonizou romances "água com açúcar", Manon vive e sofre na pele a influência que muitos sofrem da mídia, da televisão e das revistas de celebridade: a fama a qualquer preço.
Embora Manon fique cega com os flashes das câmeras em sua volta, ela não é iludida. Sabe muito bem que muitos em seu meio aparecem por que parecem ser algo ou alguém. Ela conhece a linha tênue que separa a realidade e a ilusão.

A protagonista aparece em todas as propagandas e em todas as capas de revista. Em festas badaladíssimas, cheias de artistas célebres, lá está ela,envolta em uma luz ofuscante. Manon chegou ao topo e sabe que é uma vencedora. Até que Derek decide acabar com brincadeira, e o preço a ser pago por ela é a base de alucinações, depressão e alcoolismo.

Lolita Pille descreve uma narrativa mais complexa do que aparenta, é sempre crítica aos valores contemporâneos da sociedade. Agora, sabe-se muito bem porque o livro chegou a ser um dos mais vendidos na França.


pille
Lolita Pille