segunda-feira, 28 de abril de 2008

UM VOTO DE CONFIANÇA - C. MARCELO


ASSUNTOS VARIADOS

AUTORA CAMILA MARCELO


Há alguns dias, vinha querendo registrar aqui um questionamento e meu estresse de minhas manhãs de aula: Por que os pedestres não utilizam a bendita passarela?

Desço do ônibus e deparo-me com dezenas de estudantes, mães com seus filhos e trabalhadores optar por atravessar a Av. Washington Soares e desviar-se dos milhares de carros ao invés de escolher a passarela para atravessá-la.

Conversando com um amigo, ele tentou justificar essa decisão costumeira dizendo que, por acharem estar mais expostos a assaltos na passarela, as pessoas preferem atravessar a perigosa avenida a se arriscarem a uma possível abordagem inesperada.

Por mais coerente que pareça essa razão, ainda resistem algumas dúvidas: As ruas de Fortaleza estão repletas de motoristas inconseqüentes e, na Av. Washington Soares, parece que todos eles se revelam. Há milhares de acidentes. As ultrapassagens são mais perigosas de serem feitas, e tanto homens como mulheres de anos de direção tendem a se estressar ou até mesmo evitar dirigir na avenida. Então, diante dessa realidade, é viável arriscarmos nossas vidas atravessando essa avenida, correndo para não sermos pegues pelos carros a encararmos o nosso receio de caminharmos pela ponte? Podemos ser assaltados em qualquer esquina, infelizmente, então por que não damos preferência à vida e utilizamos uma obra construída para facilitar o cotidiano dos pedestres que circulam por aquele bairro? Às vezes, eu me pergunto: Será que as pessoas reclamariam do governo se não houvesse essa passarela ou elas simplesmente continuariam a atravessar a avenida, satisfeitas por estarem fazendo o que sempre fazem?


--


NOTA DO EDITOR: Como de costume, o texto apresentado pode ser lido no blog pessoal da Camila. Clique aqui para conferir.