sexta-feira, 7 de março de 2008

PODE ENTRAR, A PORTA ESTÁ ABERTA


AUTOR GABRIEL MACEDO


A mídia mediada, fragmentada, dividida. Nós somos muitos, mas podemos pensar como um. Mas o que vem a ser a mídia? Alguém já teve a curiosidade de procurar num dicionário? Silvera Bueno escreveu que a mídia, um substantivo feminino, é a "propaganda, um conjunto dos meios de comunicação (jornais, revistas, rádio, televisão etc.) para alcançar as massas, com fins de propaganda". Bem, confesso a você que eu, quando criei este blog, não pensei, por um instante, na definição do respeitadíssimo Silvera Bueno. E sem querer desmerecê-lo, devo me posicionar senão contrário, pelo menos duvidoso à sua determinação.

É que eu acho que a mídia é algo muito mais do que a propaganda ou um conjunto dos meios de comunicação. Acho que essa problemática de escrever em poucas palavras é natural dos homens ou mulheres que escrevem dicionários. Além disso, não sei se você concorda comigo, mas também acredito que a mídia é mais do que um substantivo feminino. E se eu fosse escrever um dicionário, um dia, certamente incluiria a palavra proveniente do continente norte-americano, "blog", entre os parênteses que exemplificam o determinante "conjunto de meios de comunicação". Ora, por que não?

Um comentário:

Anônimo disse...

A "Mídia Mediada" será um meio pelo qual as opiniões de alunos do curso de Jornalismo sobre determinados assuntos serão "libertadas" para fora do pensamento individual, será também uma experiência incrível para nós, iniciantes na arte da Comunicação Social. Espero que essa iniciativa da criação do Blog obtenha sucesso. Leiam, pensem, questionem e falem! Parabéns para os que fazem do próprio pensamento um questionamento. Até mais!