ASSUNTOS VARIADOS
Sei que isso não é novidade, mas de qualquer forma, nem todos sabem. As ruas de Paris vêm ganhando cada vez mais bicicleta desde o dia 15 de julho de 2007. Foi quando foi inaugurado pela prefeitura de Paris o novo meio de transporte público: as bicicletas, chamadas de “Vélib”. As tais bicicletas estão espalhadas em mil pontos de Paris e as cerca de 14 mil já fazem o maior sucesso por lá. Os parisienses e turistas adoraram! Eles pedalam para ir ao trabalho de terno e gravata, pedalam arrumados, de mochila, de qualquer jeito! O melhor é que, como a França é um país conhecido pelas suas greves, em dias de greve de transportes públicos, ainda há as bicicletas, que não são afetadas.
A novidade parisiense funciona assim: a pessoa pode alugar a bicicleta por dia, por uma semana ou por um ano nos próprios estacionamentos da “Vélib”, que são espalhados pela cidade. Por um dia (o mais fácil para os turistas), deve-se pagar 1 euro para usar qualquer bicicleta por períodos intercalados de meia hora. Isso porque a prefeitura de Paris calculou que a distância mais longa da cidade é percorrida de bicicleta em 25 minutos. Assim, depois de 30 minutos o ciclista devolve sua bicicleta no estacionamento mais próximo e pode pegar mais tarde outra (por meio de um código válido o dia todo) por mais meia hora e assim por diante. Eu achei o esquema das bicicletas ótimo, não só porque obriga as pessoas a fazerem exercícios, mas também por causa do meio ambiente. Acho que seria o máximo tal esquema funcionando aqui no Brasil…
(adaptado de uma matéria da UOL)
10 comentários:
"vélib", que idéia genial! eu não entendo por que todos os governantes de todos países ainda não pensaram nisso, como aconteceu na frança.
e é claro, muito importante a obvervação de que as bicicletas não são afetadas nas ocasiões de greves dos transportes públicos. e em relação ao ambiente? é uma verdadeira evolução.. utilizar de um meio de transporte já antigo e extremamente eficiente para diminuir a quantidade imensa de gás carbônico e outros gases que os carros produzem..
é triste, porém, saber que o sistema demoraria muito para funcionar no nosso país.. e, caso um dia isso acontecesse, ainda assim funcionaria mal.. mas sejamos otimistas, ora bolas! :)
Realmente seria um avanço (olha que contradição!), mas é bom lembrar que aqui no Brasil as coisas são um pouco diferentes...
Fico imaginando que, em questão de meses, estaria boa parte sucateada e outra parte teria sido roubada.
Mas, concordo com o Gabriel. Otimismo!
também adorei a idéia. por não poluir, ser mais fácil e achei interessante terem preferido bicicletas a motos.
acho que colocando esse sistema aqui, não funcionaria muito bem. os "espertos" não devolveriam a bicicleta.
enfim, achei a notícia interessante e adorei a foto!
A idéia dos governantes de Paris foi genial, mas tenho uma leve impressão que aqui no Brasil a idéia não daria muito certo viu? :)
Mas seria uma idéia essencial para diminuir o trânsito das cidades e para diminuir os fatores que prejudicam o meio ambiente!
Utilizando as bicicletas como meio preferencial de deslocamento o ambiente "agradeceria",seria mais fácil para estacionar e diminuiria o sedentarismo, pois as pessoas, para se deslocarem, utilizaria ou as bicicletas ou a velha caminhada.
Mas além das bicicletas, seria agradável também manter os transportes coletivos, para facilitar para as famílias que desejam sair todas juntas e tal e também para evitar um possível trânsito de bicicletas. Afinal, a sensação de liberdade nela é semelhante a que os motoqueiros sentem em suas motos e, estes, nas ruas, quase sempre não respeitam os pedestres e os que estão ao seu lado na rua.
O uso da bicicleta é uma ótima alternativa.Em muitas cidades o trânsito tomou proporsões desastrosas e seria interessante ter meios alternativos.Mas concordo com a Jacqueline quando ela diz que tem dúvidas se essa idéia daria certo aqui no Brasil.
vale lembrar também que a própria prefeitura da nossa cidade tem uma campanha quanto a isso de utilizar mais bicicletas ao invés de automóveis que poluem o ambiente. 44% da população de Fortaleza andam a pé ou de bicicleta.
acho válido lembrar, também, que se a prefeitura da nossa própria cidade faz uma campanha dessas, deveria, ao menos, adaptar ou melhorar as ciclovias de Fortaleza.
enfim, existem tantas coisas a serem vistas. tem umas informações bem legais aqui: http://intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=483908&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=537329&Titulo=44%25%20andam%20a%20p%E9%20e%20de%20bicicleta%20em%20Fortaleza
Meio atrasada, mas enfim. Essa reportagem me lembra a nossa aula de hojem de Sociologia. O uso de grandes carros aqui em Fortaleza, a professora até falou nessa reportagem das bicicletas que a Roberta escreveu.
Seria ótimo, maravilhoso, se essa prática fosse adotada na nossa cidade. Além de diminuir bastante o tráfego e diminuir também a poluição, a alta liberação de gases poluentes, quem sabe, não melhoraria também o estilo de vida do fortalezense. Através dessa prática, talvez, a cidade seria um ambiente melhor, assim como, o estilo de vida dos moradores.
acho que muito sobre o se poderia comentra a respeito da matéria já foi mencionado.
de qualquer forma, concordo que é uma excelente idéia, a nível de França, porque como muito já comentamos na sala, é uma cultura diferente da nossa. lá, muito provavelmente, deve haver uma estrutura que favoreça, uma população que irá conservar, enfim.
não podemos exatamente dizer o mesmo sobre o Brasil, mas de qualquer forma, a idéia permanece válida. (não estou tentando desprezar nossa população ou de alguma forma generalizar, mas convenhamos...)
ps.: sem contar no quanto foi visionária a Roberta ao postar isso, logo a Julita comentou na aula dela. haha! :]
Uma idéia maravilhosa,embora seja difícil colocar em prática(no Brasil).A idéia das bicicletas ,como ja foi dito,melhoraria muitas coisas,a saúde das pessoas,o meio ambiente,o trânsito,e quem sabe ate o humor das pessoas,mas,é como a Vivi disse,nos temos uma cultura bastante diferente de Paris.Mas quem sabe ...
Postar um comentário