sexta-feira, 14 de março de 2008

A ELEIÇÃO NORTE-AMERICANA PARA PRESIDÊNCIA - M. BRUNO


POLÍTICA & ECONOMIA

AUTOR MAÍLSON BRUNO


Conforme diz a Constituição dos Estados Unidos, a eleição para Presidente da República deve ocorrer a cada quatro anos. Caracterizados por adotarem a democracia como regime político, os norte-americanos gostam de participar da política nacional. Na eleição de 2004, por exemplo, 115 milhões de eleitores foram às urnas e reelegeram o republicano George W. Bush como Presidente da República. Esse é um número bastante expressivo num país onde o voto é facultativo.

Diferentemente do que ocorre aqui no Brasil, só existem duas correntes partidárias nos EUA: os republicanos e os democratas. Ambos os partidos são de direita, mas os republicanos são extremamente conservadores, isto é, adoram falar que os EUA são a maior potência econômica e militar do mundo, pouco se importam com questões ambientais, interferem constantemente em decisões políticas de outros países e são contra ideais modernos, como a oficialização da união entre homossexuais. Já os democratas são mais liberais; preocupam-se, por exemplo, com o aquecimento global, contudo, defendem a direita como espectro político.

John McCain, devido ao número de delegados obtido, já é o candidato oficial do Partido Republicano. Na oposição, a situação está indefinida. Inicialmente, Hillary Clinton estava na frente de Barak Obama, mas devido aos discursos inteligentes de Obama e de sua mulher, a situação reverteu, e agora ele leva uma pequena vantagem sobre Hillary.

Depois de fazer um breve comentário sobre a estrutura da eleição norte-americana para Presidente da República, buscarei fazer uma pequena análise sobre uma possível vitória de ambos os partidos. Se a ala mais conservadora continuar na Casa Branca, é provável que a política externa dos Estados Unidos não mude, isto é, veremos os americanos votando contra projetos que buscam a preservação ambiental, além de nos depararmos com aqueles que se consideram a "polícia do mundo". Já a vitória dos democratas pode representar uma grande mudança na política, principalmente se Obama for o eleito, o qual votou contra a ocupação norte-americana no Iraque e tem, como grandes ideais, combater o racismo e defender os direitos civis da minoria.

5 comentários:

Anônimo disse...

da minha parte, só em ter um negro e uma mulher concorrendo ao cargo de presidente de um país como os EUA, já acho muita coisa. principalmente o fato deles estarem com boa parte dos votos. acharei muito bom se um dos dois ganhar. pelos discursos que acompanhei, ambos possuem boas idéias e me parecem com o perfil ótimo para o cargo.

Camiℓa Marceℓo disse...

Quando estou assistindo o jornal e passa uma matéria sobre as eleições dos candidatos para os partidos nos EUA, o que vem sendo constante, fico indignada, afinal, esse ano vai ter eleições para prefeito e vereador dos municípios no mês de outubro e nós sabemos mais sobre o pré-candidatos para presidente dos EUA do que os candidatos de Fortaleza.
Eu sei que o resultado das eleições nos EUA influenciará muito para o país, mas até os candidatos para presidente do Brasil, durante as eleições, sai em menos noticiários do que Hillary Clinton.

Maílson Bruno disse...

Cara, Camila, a eleição norte-americana para presidente da república é divulgada por telejornais nacionais, ou seja, direcionam tal conteúdo para todo o território brasileiro. Não há condições de o Jornal Nacional, por exemplo, cobrir as campanhas eleitorais de todos os municípios do país, essa tarefa deve ser exercida pela imprensa local. Além disso, não há oficialização da candidatura de prefeitos e vereadores em nenhuma cidade do Brasil. Com relação à eleição brasileira para presidente da república, acho que você cometeu um pequeno equívoco, pois a cobertura de tal evento é muito mais relevante para a imprensa nacional, tanto é que existem entrevistas com os candidatos, bem como debates ao vivo.

Lucas Pinheiro disse...

eu como americano postiço que sou... e sim as vezes me orgulho as vezes não, ams sei poe esperiencia propria q ninguem absolutamente ninguem a não ser os doidos do Texas apoiam o bush e tava na hora de uma mudança, a hillary eh uma mulher muito consiente e com muita visão e eacho que ela seria perfeita pro cargo até mesmo pela esperiencia do marido Bill(meu best) haha... mas o Obama... CARA esse homem representa um back total no modod americano de governar ele é o futuro mesmo... e por mais que agente pensse que não eh bom agente torcer muito nessas eleições, pq os EUA inda manda pelo menos na nossa economia infelizmente.... então seja o que deus quizer, e que ele queira algo bom né!!!

http://www.muxileirosa.blogspot.comvisitem galera!

Roberto Filho disse...

Eu acho quem ganhar dos 2 candiadatos Democratas sera bem revolucionario(Ja que o obama e negro e hillary e mulher),eu me simpatizei mais com o obama e suas propostas,a hillary deve seguir o exemplo de seu marido.Alem de todos os problemas que eles tiveram no passado sempre que falarem da hillary vão lembrar do Bill.