sábado, 29 de março de 2008

O CAMPEONATO BRASILEIRO DE 87 (FINAL) - R. BARROS


ESPORTE

AUTOR ROBERTO BARROS


A guerra da taça das bolinhas produz coisas surreais. Menos pela taça em si, mas pela falta de cuidado de muita gente em relação à informação. Não importa se você pensa que o Flamengo é penta ou se você está entre os avalistas da decisão da CBF, de proclamar o Sport campeão. Se você dispõe de todas as informações sobre o que se passou em 1987, tenha a sua opinião.

A questão é exatamente essa: informação. No domingo à noite, comentaristas gritavam na televisão brasileira; uns dizendo que o Flamengo deve chorar na cama, outros dizendo que o "Fla" é campeão porque não houve Primeira Divisão naquele ano. Um show de desinformação.

Na sexta-feira, no "Bate Bola", da ESPN Brasil, este colunista sugeriu enviar um texto explicativo, para quem nasceu em 1988, 1989 e 1990, um texto só com informações sobre o que se passou em 1987. Ao sair do estúdio e abrir minha caixa de mensagens, respondi 105 mensagens em quarenta minutos. Não era gente disposta a questionar se o Flamengo era penta ou não, era gente sedenta por informação.

Pois essa matéria-prima do trabalho do jornalista é violentada todo dia, quando alguém decide se o campeão é um ou outro, sem contar o que de fato aconteceu naquele ano. O que se passou foi uma ruptura, a partir da recusa da CBF em cumprir o que prometera no ano anterior: que os 24 melhores do Brasileirão de 86 formariam a Primeira Divisão em 87. A partir daí, os 13 maiores clubes do país decidiram fazer seu campeonato, a CBF propôs o cruzamento, o Clube dos 13 recusou e o campeonato já começou com o impasse que se produziu depois. Com o Sport campeão oficial (pela CBF), o Flamengo, campeão legítimo, porque até o Recife assistiu a Flamengo 1 x 0 Inter, na tarde de 13 de dezembro de 1987, como quem via a decisão do Campeonato Brasileiro.

O Santa Cruz, afinal, foi o representante de Pernambuco naquele ano. Daí, segue a minha opinião de que o FLAMENGO É PENTA, SIM SENHOR, DONO DA TAÇA DAS BOLINHAS! Mas é necessário o asterisco com os nomes dos supostos dois campeões, porque só assim o torcedor mais curioso irá em busca da informação a respeito do que realmente aconteceu no ano de 1987!

--

FONTE> blog do PVC (Paulo Vinícius Coelho)

Nenhum comentário: