terça-feira, 22 de abril de 2008

INTRODUÇÃO A NÓS MESMOS


GABRIEL MACEDO & ELAINE QUINDERÉ


O que alguns de vocês lerão aqui não se trata de política ou economia, ciência ou saúde, cultura ou arte, esporte, literatura, nada. Trata-se de um desabafo. Uma manifestação sentimental.

No domingo, dia 13, eu, Gabriel, estive conversando com a aluna Elaine, a quem vocês todos devem conhecer. Nós gastamos algum tempo no MSN discutindo sobre o propósito inicial, a grande razão geradora do ContraOSenso.

O blog foi criado por sugestão da professora Elisabete Jaguaribe, da cadeira de Introdução ao Jornalismo. Antes de mais nada, quero que saibam disso. Quero que todos se lembrem do dia em que ela convidou a mim e a uma equipe a montar um site na Internet para falar sobre as pesquisas do seminário que haverá no final do semestre.

É preciso que eu, nesse momento, acrescente um ingrediente que acho fundamental: o meu ponto de vista. Na realidade, eu nunca vi o blog vinculado à disciplina Introdução ao Jornalismo. Todas as vezes que acessei, seja para escrever, para editar ou para ler, via o site mais conectado à turma que se juntou, de uma maneira ou de outra, na sala T44.

O que nós estivemos escrevendo até agora, para alguns serviu de informação, para outros, não. O que estamos percebendo é que a grande maioria desconhece o real significado do blog, acha que é mais uma maneira de se obter uma nota ou um ponto a mais na nossa média. Claro, a nota é importante, estamos em uma universidade particular. Notas boas são importantes.

Mas o blog, em essência, não gira em torno disso. Muito além de uma boa média, queremos, através do blog, iniciar-nos no nosso campo profissional jornalístico. É importante termos uma base de como será o nosso trabalho futuro, é importante estar atento ao que acontece. O blog não é um gerador de notas da disciplina de Introdução ao Jornalismo, ele é independente de qualquer disciplina. Sim, ele é uma introdução, uma introdução ao mundo, ao campo jornalístico e a nós mesmos.

O ContraOSenso é uma forma de aprendizado. Ele sim, podemos dizer, é o nosso real professor. É nele onde fazemos papel de jornalistas, onde denunciamos o que nos desagrada, onde aprendemos sobre assuntos diversos, onde podemos abrir nossa mente e deixar fluir o sentimento. Através dele, poderemos aprender a escrever, a pesquisar, a ler, a criticar, a aperfeiçoar e a alimentar qualquer atividade que, certamente, nos será extremamente útil quando pudermos nos chamar "operários do Jornalismo".

O que construímos até agora? Desafio-os a responder a essa pergunta. O que se tem erguido, até agora, a partir das primeiras publicações e comentários? Enquanto pensamos sobre isso, não podemos deixar de agir. Ação, leitor, ação, leitora, é disso que esses dois estudantes que aqui escrevem estão falando. Desafiamos todo e qualquer um a procurar compreender o mundo, o Brasil ou qualquer lugar que seja. Os jornais estão em circulação, a Internet nos metralha de informações a cada milésimo de segundo e a televisão não dorme, não apaga. Não podemos apagar. Não podemos nos apagar, fechar os olhos, viver na escuridão e, alienados, perder o grande coração da carreira jornalística: a in-for-ma-ção.

O nosso objetivo principal é informar, expandir nossos horizontes, crescer. É essa a proposta maior. Ninguém aqui está sequer preocupado com um ponto na média da primeira Nota Parcial de Introdução ao Jornalismo. Nenhuma pessoa que escreveu e contribuiu para o blog acredita, seriamente, que fez o que fez para ganhar créditos. Escrevemos porque precisamos e, principalmente, porque amamos.

Queremos despertar seus interesses, ver os futuros jornalistas desse mundo. Estamos no início de uma longa jornada, mas é no alicerce que se encontra a força de toda uma estrutura. Devemos fazer a diferença. Não queremos indiferença. Sejamos imparciais, mas mostremos nossos sentimentos, nossas angústias e desejos.


Nós apostamos e acreditamos, cegamente, que o site vai se manter de pé até mesmo quando o primeiro semestre da turma de 2008.1 se findar. Acreditamos sim que, enquanto houver apenas um fiel, um escritor, um mero informante, o diário virtual vai sobreviver. E quer saber por que temos tanta certeza disso? Porque não somos um, somos dois. Podemos ser três. Quatro, talvez. Podemos ser muitos. E muitos, enquanto sonham, tranformam, e enquanto transformam, realizam, realizam-se.

16 comentários:

Unknown disse...

Nossa, que texto bem escrito. Gabriel, você arrebenta!
Enquanto ao que você falou, concordo. O blog muitas vezes é deixado de lado por preguiça ou puro esquecimento. Devemos nos lembrar que além do ponto que podemos ganhar, aqui é um lugar de informação. E bm variado.
Também aposto que quando essa turma completar o semestre o 'contraosenso' continuará de pé!

Anônimo disse...

Aí embaixo fui eu, Amanda Alencar de Carvalho

Anônimo disse...

Corrijo, aí acima.

Anônimo disse...

admito que existe um "esquecimento" do blog ou apenas um interesse pela nota de introdução ao jornalismo pela parte da maioria, tiro por mim mesma. mas também admito que esse texto serviu de impulso para uma a empolgação de escrever para todo mundo poder ler, aqui no blog. e também acho que vai empolgar bastante gente!

Anônimo disse...

Gabriel, você está certíssimo, realmente não vou mentir, mas esqueci o real valor que o blog tem, no começou estava muito empolgada e tudo, mas depois, como já disse, esqueci. Com seu belíssimo texto, percebi que o blog merece muito mais atenção, não só para minha disciplina de introdução ao jornalismo, mas para minha formação como jornslista.

beijos!

Anônimo disse...

Gostei do desbafo!
Me comprometo a frequëntar mais o nosso blog daqui por diante.
Beijos! :*

Anônimo disse...

Não tão querendo aceitar meu comentário. :~

Mas tudo bem, lá vai de novo:
Parabéns aos Gabriel pelo texto. Ao mesmo tempo muito bem elaborado e instigador, quando nos convoca a participar mais do blog.

Particularmente, eu vejo o blog como uma oportunidade tão única e engrandecedora. É realmente um juntar de vozes, porque sei que na nossa sala existem muitas mentes pensantes, criativas e inteligentes. Por que não explorar mais essa chance? É um exercício não só pra profissão que queremos exercer, como também um exercício de vida, pessoal, poder opinar, questionar, ter um lugar pra gente poder compartilhar opiniões, enfim.
Apesar de não ser a escritora mais assídua, sempre leio e na medida do tempo possível, comento. Mas também me proponho a participar mais.

Avante ContraOSenso, que perdure além desse semestre! o/

Suzane Saldanha disse...

É isso ai Gabriel! Adorei tudo que você falou, e assino embaixo.
O blog é uma otima maneira de nos fazer expandir nossos horizontes e crescer.
Tentarei ser mais presente!
Espero que ele dure não só esse semestre!
\o/

Anônimo disse...

sem tirar o mérito do Gabriel mas a Elaine contribuiu muito pra esse texto viu gente?
Parabéns pros dois, pelo texto =)
beijos!

Anônimo disse...

Oi, aqui é a Bárbara G, ainda estou meio que ´tremendo´, concordo plenamente com vocês, adoro ler o que escrevem e se isso for ajudar podem me ver como uma outra pessoa ok? Enfim parabéns... não direito porque, mas parabéns ;*

Anônimo disse...

pois é, pessoal, como a jacqueline comentou há pouco, eu não escrevi o texto sozinho. a elaine também escreveu, colaborou e muito. peço que, por favor, não se esqueçam disso.

e obrigado pelos comentários animadores. espero que aconteçam mudanças por aqui. e é só.

Roberto Filho disse...

Parabens a elaine e ao gabriel pelo otimo texto,para dar também uma revigorada na equipe do blog para postar mais

Anônimo disse...

Não sei se meu comentário não foi enviado ou se não foi aceito...
então aqui vai outra tentativa:

"Sonho que se sonha só
é só um sonho que se sonha só.
Mas sonho que se sonha junto é realidade."


O final do post me fez lembrar dessas palavrinhas que Raul cantava.
Ótimo texto. Parabéns!

quinderégomes disse...

eu acho que esse foi o post que recebeu mais comentários! (:

Gabriel, bate! o/

p.s: muito obrigada por lembrar de mim, jac e gabriel. :**

asa disse...

minhas mãos estão vazias
e meu coração cheio

Anônimo disse...

Uau... depois desse texto tenho que cumprir minhas promessas ao Gabriel,
que já somam 2 textos e 1 idéia em amadurecimento.

E que o blog é praticamente desvinculado da nossa cadeira na faculdade, com isso também concordo.