quinta-feira, 12 de junho de 2008

ANNAS E MIAS - E. QUINDERÉ


CIÊNCIA & SAÚDE

AUTORA ELAINE QUINDERÉ


stop eating


A bulimia e a anorexia são disfunções alimentares mais presentes na população jovem, atingindo cerca de 2 a 4% dessa população. É difícil mapear o real número de pessoas que sofrem com tais doenças, pois estas estão cercadas de preconceitos e os próprios portadores desse distúrbio não confessam que têm o problema.

A anorexia é caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar, influindo diretamente na massa corporal da pessoa, e estresse físico. O distúrbio pode estar ligado a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito ou em lidar com a própria sexualidade. A taxa de mortalidade causada pela anorexia é de, aproximadamente, 10% e é considerada uma das maiores quando comparada a qualquer outro transtorno psicológico.

A bulimia atinge cerca de 90% das mulheres, e a pessoa portadora da doença é caracterizada por apresentar períodos em que se alimenta em excesso e é seguida pelo sentimento de culpa, fazendo com que a pessoa vomite tudo que comeu. Quando um bulímico está acima do peso, ele compensa isso com: exercício desmedido, vômitos, uso de laxantes e diuréticos.

Ambas as doenças têm causas que ainda não são bem conhecidas, havendo múltiplos fatores que contribuam para a sua ocorrência, como genéticos, sócioculturais ou psicológicos. Um outro fator que influencia as doenças seria a mídia, a apologia à magreza, o biotipo estabelecido pela sociedade de que as pessoas devem ser magras para serem aceitas.

O que me motivou a escrever um texto sobre essas doenças foi a grande quantidade de perfis e comunidades no site de relacionamentos “Orkut” fazendo apologia a esses distúrbios. O que muitos perfis e comunidades pregam é que ser magro é sinônimo de felicidade, não obstante as conseqüências que isso pode trazer. Alguns donos desses perfis fizeram mandamentos para bulímicos e anoréxicos; tais “mandamentos” traziam frases como: ser magra é mais importante do que ser saudável, você não deve comer comida gordurosa sem se punir depois disso, se você não é magro você não é atraente, perder peso é sempre bom, ser magro nunca é demais, dentre outras.

As conseqüências de tais distúrbios não se limitam apenas ao aspecto físico, mas também a efeitos do tipo: desmaios, fraqueza muscular, diminuição da temperatura corporal e pressão, danos severos aos dentes, rompimento gastro-esofágico e arritmia cardíaca, que em muitos casos pode levar a morte.


stop eating 2


Isso é o reflexo de uma mídia manipuladora e que padroniza o pensamento e estilo de vida de um indivíduo na sociedade. O endeusamento de celebridades e a busca incessante pelo sucesso e beleza, através da magreza exacerbada, causa efeitos piores do que se imagina.

Nenhum comentário: