quinta-feira, 22 de maio de 2008

A JUVENTUDE E O PERIGO - L. PINHEIRO


CIÊNCIA & SAÚDE

AUTOR LUCAS PINHEIRO


Os jovens sempre tendem a fazer todo tipo de coisa perigosa que se possa imaginar; uns dizem que é uma fase da vida, a rebeldia e o prazer de fazer tudo para desobedecer aos pais, mas à luz da ciência, tudo se explica. De acordo com pesquisas recentes, foi mostrado que o cérebro apresenta diferentes estágios de desenvolvimento, desde quando se é criança até a fase adulta. O desenvolvimento em etapas do cérebro começa pelas áreas posteriores e termina nas anteriores (de trás para frente). As regiões responsáveis pelo planejamento, raciocínio e controle de impulsos são as últimas a amadurecer. Assim, os adolescentes demonstram uma tendência bem maior à impulsividade e à prática de atos de risco, sejam relacionadas ao uso de drogas ou simplesmente à prática de esportes em favor de um prazer momentâneo por meio da adrenalina adquirida com a "aventura".


UMA VERDADE INCOVENIENTE

+ O adolescente tem 5 vezes mais chance de morrer em acidentes de carros do que adultos;
+ 22% dos estudantes do Brasil já fizeram uso de pelo menos um tipo de droga psicotrópica alguma vez na vida;
+ Os casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), no Brasil, são mais comuns em jovens de 10 a 22 anos pelo não-uso do preservativo.

4 comentários:

quinderégomes disse...

Creio que a taxa dos 22% só tem a crescer. Me assusta ver pessoas no meu círculo de amigos que fazem uso das drogas. Isso ainda é meio que um tabu pra mim, e eu condeno o uso das drogas. Não me interessa qual o efeito que ela tem sobre você na hora, seja ele bom ou ruim, mas eu sei qual o efeito que ele tem sobre você quando se é um viciado. É triste ver que a geração da tecnologia ainda se renda a certos tipo de vícios, apesar de todo o marketing feito contra o uso das drogas, os jovens continuam usando e abusando delas. Ou seja, evolução não há, a tendência é regredir e viver de forma primitiva, já que as campanhas e os avisos feitos sobre a influência e dependência que as drogas fazem na vida das pessoas não servem de nada.

Anônimo disse...

Ah, concordo com a Elaine. E também sou contra drogas. Tenho amigos próximos que são usuários, e sei que a tendência é aumentar. Fico surpresa com tanta apologia... Lembro de um caso recente em que pessoas foram as ruas nume espécia de revolta, buscando a legalização da maconha. LONGE DE MIM! Não vejo graça, muito menos melhoria de vida, que é o que busco.

Anônimo disse...

(continuando...)
Em relação ao uso da camisinha, é tolice aquele que ainda cai na história do 'esqueci', ou 'confiava no meu parceiro' ou 'pensei que não fosse acontecer comigo'. Por favor.

E o quesito acidente de carro é bem preocupante. Nossa, eu MORRO de medo de acidentes no trânsito. A primeira coisa que faço ao entrar em um veículo é pôr o cinto e dirijo sempre no limite permitido de velocidade. Acho um absurdo esses jovens que arriscam a sua própria vida nas ruas. E tenho medo dessas pessoas! Você tem que dirijir por você e pelos outros!
Pessoas que dirijem sem carteira, que 'voam' nas pistas, que avançam o sinal vermelho... Juízo nelas! Não sei como conseguem, me sinto tão frágil dentro de um carro... Acho que é porque já sofri diversos acidentes (sendo passageira), então, sou uma motorista consciente! ;)

Anônimo disse...

_________________________________
(Elaine e Amanda parabéns pelos comentários).
---------------------------------

- AHHHH se todos fizessem como Amanda, sendo um(a) motorista consciente!

- Como Elaine citou: " ..., apesar de todo o marketing feito contra o uso das drogas, os jovens continuam usando e abusando delas."
- Interessante ver como um certo grupo de pessoas reclama da mídia, dizendo que a própria deveria enfatizar mais ainda propagandas contra o uso de drogas, mas é esse mesmo grupo (em parte) que consome as drogas.
- Engraçado! Querem passar uma imagem "santa" exigindo do Governo e de outros soluções p/ o caso, mas em contra partida continuam cometendo o erro.