quinta-feira, 22 de maio de 2008

SERÁ ISSO VERDADE? - L. PINHEIRO


CULTURA & ARTE

AUTOR LUCAS PINHEIRO


Já há algum tempo, documentários voltaram a fazer parte da cena de grandes filmes nos cinemas do Brasil e do mundo, mas algo de diferente tem acontecido nos últimos anos. Com a popularização do acesso à Internet, os documentários online têm atingido muito mais espectadores do que nas salas de cinema.

Grande exemplo é o documentário Zeitgeist, o Filme. Esse documentário independente é simplesmente fabuloso, inteligente e muito bem fundamentado. A primeira parte do filme é intrigante; baseia-se em História e Astronomia, na tentativa de mostrar que o nosso Jesus Cristo teria sido uma invenção da mídia romana para acalentar as massas. Daí o nome do filme ser Zeitgeist, que é uma expressão alemã que significa "espírito da época". Essa parte do filme tira você do sério, falando que, por exemplo, desde 10.000 a.C., entidades solares têm sido veneradas em diferentes culturas.

Exemplo maior é o do deus egípcio Hórus, de 3.000 a.C., que é um "Messias do Sol", que luta com Set, deus da lua. Hórus nasceu em 25 de dezembro (mero acaso? Acho que não!) e é filho da virgem Isis. Quando nasceu, três reis seguiram, como é dito no filme, "as pegadas de sua aurora". Como Jesus, começou a pregar aos 12 anos e foi apresentado aos deuses (batizado) aos 30. Tifão (assim como Judas) o traiu. Hórus foi crucificado e ressuscitou depois de 3 dias!

Casos de Messias como Jesus se repetiram na Frigia, com Attis, filho da virgem Nana, na Índia, com Krishna, em 900 a.C., filho da virgem Devaki, e com Dionísio, na Grécia, em 500 a.C. O igual também ocorreu com Mittra, na Pérsia, em 1.200 a.C. Esses salvadores ficaram conhecidos na história como avatares. Isso eleva um questionamento a todo o mundo ocidental cristão, de que será que, durante todos estes séculos, vivemos mais um fenômeno de réplica de crenças, no qual acreditamos no que nos foi imposto acreditar e, como a fórmula já funcionou antes em todos estes povos, também funcionaria para nós?

Já a segunda parte do filme deixa um pouco a desejar. Tenta incessantemente nos convencer de que os Estados Unidos sabiam dos ataques terroristas de 11 de setembro, trazendo depoimentos bastante convincentes de que a defesa aérea dos EUA teria sido enganada oficialmente no dia dos ataques para que não pudesse combater com eficácia os terroristas. A terceira parte fala da economia americana e os problemas que ela ira enfrentar com o Federal Reserve (Fed), órgão do governo responsável pela distribuição e controle do capital americano.


zeitgeist


Por mais que você possa ver em Zeitgeist uma teoria conspiratória a mais, terá que tirar o chapéu para a obra, porque esta é, no mínimo, brilhante!

Quer ver um trecho?


Um comentário:

Anônimo disse...

A tatuagem que tenho perto do ombro direito éo desenho do olho de Hórus! :)