sexta-feira, 11 de abril de 2008

CIDADE DO SILÊNCIO - R. MAIA


CULTURA & ARTE

AUTORA RENATA MAIA


bordertown
cinepop


Cidade do Silêncio é um filme produzido pelos Estados Unidos no ano de 2007 e os papéis principais são figurados por Jennifer Lopez, vivendo Lauren Adrian, uma ambiciosa jornalista americana, e Antonio Banderas, como Alfonso Diaz, um repórter mexicano ideológico.

Esse filme foi baseado em fatos verídicos de estupros seguidos de assassinatos, tendo como vítimas as operárias das fábricas da fronteira entre México e Estados Unidos. Com a lei do livre comércio, surgiram muitas fábricas onde são empregadas jovens moças que trabalham em regime muito severo e não ousam reclamar nem reivindicar melhorias salariais.

Lauren é enviada de Chicago para o México com finalidade de fazer um “furo de reportagem” e descobrir tudo o que os outros jornalistas não descobriram. Chegando ao local, a jornalista busca ajuda de seu amigo, Alfonso Diaz, que comanda o jornal Sol de Juarez e exerce sua profissão com ardor.

Lauren Adrian logo conhece Eva Jimenez, interpretada pela atriz Maya Zapata, uma operária de dezesseis anos que conseguiu sobreviver a um estupro e a uma tentativa de assassinato, onde o agressor foi o motorista do ônibus que transportava as operárias da fábrica.

A jornalista americana, com a ajuda de Alfonso, arquitetou um plano para prender o motorista. Infiltrou-se na fábrica onde Eva trabalhava e pegou o mesmo ônibus que a garota pegou no dia do estupro. Restando apenas Lauren como passageira, o motorista tentou assediá-la e foi preso pela polícia que já esperava no local.

Lauren faz uma excelente matéria, que, por desvio dos princípios éticos do jornalismo, estão erroneamente sendo subordinados a interesses políticos e privados, não pode ser divulgada. O chefe da jornalista tenta suborná-la oferecendo-lhe um cargo como correspondente internacional, que ela nega.

Inúmeras mulheres foram estupradas e mortas no México. O número divulgado foi de pouco mais de trezentas vítimas, mas informações extra-oficiais pontuam que mais de cinco mil foram assassinadas. As autoridades mexicanas ignoravam a gravidade dos fatos e foram negligentes, visto que banalizaram a vida humana. A princípio, o único objetivo de Lauren era fazer uma boa matéria e ter o reconhecimento de seu chefe. Com o tempo, ela percebeu que, como jornalista, seu principal objetivo deveria ser levar a verdade dos fatos e dar voz aos menos favorecidos.

2 comentários:

Anônimo disse...

aproveitando a excelente resenha e dica da renata, quero dizer que há um filme muito bonito e cheio de emoção que também trata da questão do assédio contra as operárias dos canadá.

"terra fria" não trata da ética jornalística ou da profissão em si de maneira alguma. o tema do filme é a luta da primeira mulher que tomou a decisão de prestar queixas contra um colega de trabalho e os demais "porcos", como costumava dizer.

a personagem de charlize theron, mãe solteira de um típico, mas especial rebelde adolescente, tenta unir o grupo mínimo de mulheres que trabalhavam na fábrica, com toda a força que tem, não para fechar o lote industrial, mas para ganhar o direito de trabalhar durante a semana com dignidade, receber o pagamento no final do mês e, de vez em quando, tomar uma cerveja com as amigas no sábado.

"terra fria". é muito, muito bom. quem puder e quiser, procura lá na locadora. (:

quinderégomes disse...

Parece ser muito bom esse filme, principalmente pelo fato da atriz principal ser jornalista. ;)

E quanto ao filme que o Gabriel comentou acima, Terra Fria, tenho a leve impressão de ter assistido. Se for o mesmo filme, é realmente um bom filme.

Não tem nada a ver com o jornalismo como em Cidade do silêncio, mas fala dos maus tratos destinados às mulheres em uma fábrica.

Muito bom o filme, vale a pena.